segunda-feira, 16 de julho de 2018




01) COMO SURGIU A IDEIA DE MONTAR A BANDA TOMATE SECO?

Por Moisés Lopes

Na verdade o nome veio antes da banda, lá por meados de 2007 em Sapiranga eu tinha uma banda autoral de garagem chamada Leproso e éramos (somos) na época muito próximo das duas bandas autorais que tinham na cidade a INCOGNITTUS(o André vai me matar se eu escrevi de novo errado o nome da banda) e a Infecção do Cururu mais conhecido hoje como o glorioso (o cara é muito foda) Iuri Minfroy que atualmente toca na PÔMICA com o fora de série Everton Luiz Cidade. Resolvemos uma vez fazer um ensaio Leproso e Infecção as duas em uma junção. O ensaio ficou bom, mas ficou só naquele experimento mesmo.

Logo após o término da Leproso montei uma banda com um grande amigo meu Fernando Rodrigues a Cafeína e essa fez mais que as outras, mas por divergências acabou não vingando e não posso deixar de citar que a Cafeína apesar tudo esta no meu coração.

Bom eu era gerente de uma loja de utensílios e eu sempre ia em um bar na esquina tomar alguma coisa para tirar o stress e sempre encontrava um rapaz engravatado lá tomando vinho na corrida, esse rapaz era Luciano Muniz(Mau conversávamos). Um belo dia colocaram uma máquina de música, dessas quem tu bota a nota e escolhe o som e “meu deus” como tinha música boa. Foi ai que começou tudo com Pixies não me lembro se foi ele ou eu que colocou sei que começamos a conversar e descobrimos que tínhamos um amigo em comum o Professor de música Leandro Antunes. O mesmo viria me falar que o Luciano tocava bateria mais estava a muito tempo parado. Resolvemos Marcar um ensaio nos 3, não foi bom, mas deu pra ver que o cara tinha potencial.

Começamos a ensaiar direto e foi quando eu lembrei do nome da antiga banda e o Lu curtiu então até agora somos a Tomate Seco ou Templários de Satan como acharem melhor “T.S”.

A partir daí sempre foi mudando de formação até que chegou o Guilherme Theo, que entendeu a proposta e ta ai até hoje o gênio Theo, que tocava antes em uma baita banda Crème Dela Crème esse cara é mesmo fora de série.

Mas foi assim a tranco e barrancos que a coisa ta indo e não posso esquecer do sempre elegante Marlon Rocha, do sempre desconfiado e Nicolas Michels, Leandro Antunes e sua técnica aprimorada, Gustavo da Rosa Becker e seus agudos lindos, Julio Corrêa e sua vontade tocar em uma banda, Lucas de Souza e seus estilo blues de tocar em uma banda barulhenta que foi muito bom, Vinicius Bernardes o cara mais calmo que vi na vida e Juliano Wasem que até hoje eu acho uma pena ele não poder acompanhar a banda(mas entendo) e todos eles baitas artistas.


02) COMO DEFINEM O SOM DA BANDA?

Temos uma piada interna que a gente “criou” um estilo o “minimalismo minimalista”, mas claro que isso é só uma referência ao que a gente toca que eu particularmente defino como o simples simplificado, seco e barulhento muitas vezes.Até porque não temos grana e nem condições de ficar direto em um estúdio ou estudando música o dia todo. Mas pensando bem mesmo que tivesse todo esse aporte a gente continuaria fazendo o mesmo som, porque a gente ama aquele barulho triste.




03) QUAIS SUAS PRINCIPAIS INFLUÊNCAS?

São bandas dos anos 80,90 e 2000 e claro muitas bandas daqui como: Siléste, Pômica, EX, LuvBugs, Lê Almeida, Lista de Lily, Hermano Chiapas, Paquetá, Pesto Bizarro, Mono Beat, Gentrificators, Los Arcaides, Combústivel Free, VENUS IN FUZZ, Escarlatina Obsessiva, Cosmonauta Fantasma, Unicórnios,Tielo, Virgo, Bloco, Bleff, Samsara Voyeur, Planet Caravan, Petit Mort, Apicultores Clandestinos, Reforme, Ziggy ama Tom, Soundlights, Bruxas, Astronauta Pinguim, Amplexos, Defalla, Maceduss, Marilenes, Teste, Cartolas, Replicantes, The Baggios, Gosma Pink, Fratura Exposta, Napkin, Baby Budas, MopTop, Tomate Maravilha, VIANA MOOG, Wander Wildnerr, Catavento, Supervão, Autoramas, Boogarins, Rock Rocket, Selvagens a Procura de Lei, Teleporte, The Proud Beggars, Matéria Plástica, Motriz, Ynky, Chá de Flor, The Snow Twins, aNNalog, Tio Necca, Egoraptors, Carne Doce, Zanettini, Crème dela Crème, Cabra Guaraná, Alices, Carne de Monstro, Thesaddestdude, Moldragon, The Pilhas, Garage Monsters, Scalene, Zeferina Bomba, Macedonia, Belas Noivas, Blanched, Space Rave, Loomer, Izmália, Pública, Volar, Lupe de Lupe, Pesto Bizarro, Valverdes, Puta Madre, Chimi Churris, Los Hermanos, Incognittus, Ornitorrincos, Senoma, Bandeides, Poeira Cósmica, Rakta, Roket Bugs, Marittimus, Tom Bloch, Ecos Falsos, Graforréia Xilarmônica, Mombojó, Yanto Laitano, Santiago Neto, Rinoceronte, Badhoneys, Vídeo Hits e Superguides. Melhor parar agora ou eu passo o dia escrevendo, pra ver como tem banda boa aqui e cultuam demais banda gringa.


04) QUEM COMPOE AS LETRAS E QUAIS TEMAS ABORDADOS?

Quem compõem geralmente sou eu(Moisés Lopes) mas existe um processo de mudança que só com a banda junto para se concluir. As letras falam do dia a dia, desilusões de o por que as coisas serem assim, falam sobre temas polêmicos como drogas e posso dizer que elas podem assumir vários cenários. As letras da Tomate Seco são como o horóscopo (nada contra quem acredita). Mas se você estiver em uma marcha para soltar o Lula ela vai encaixar em algum momento e se você estiver fazendo apologia a algo ela sempre vai se encaixar. Tudo e forma de interpretação e o momento em que é escrita a canção é muito diferente de quando passou alguns meses.




05) QUAL A ATUAL FORMAÇÃO DA BANDA?

A alguns anos mantemos uma formação fixa eu, Luciano Muniz e Guilherme Theo(digamos que a gente é a raiz da coisa ou câncer) agora a mais de um ano temos a felicidade de ter conosco Felipe Beltramello, que é um baita guitarrista e como ser humano é fora de série, pois não adianta só tocar bem e não ser um ser humano que entenda aquele contexto de dificuldades.


06) QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES JÁ ENFRENTADAS PELA BANDA ATÉ AGORA?

Tivemos várias dificuldades e ainda temos, problemas financeiros, paradas por excessos de uso de álcool, lugares onde fomos tocar e não tinha ninguém. Mas o pior problema mesmo seria as diversas paradas que a banda tem, quando um integrante tem problemas seja ele familiar ou tóxico. Mas ainda estamos vivos e vamos fazer muita coisa antes de morrer (pelo menos eu acho uhsshuss).



07) QUAIS AS APRESENTAÇÕES AO VIVO MAIS SIGNIFICATIVAS?

Teve várias mais para mim uma em especial no Rock de São Leopoldo quando tocamos nós Samsara Voyeur(linda) e na platéia estava um cara que hoje eu tenho prazer de ser além de fã amigo Everton Luiz Cidade ele e eu estávamos muito bêbados mas lembro como se fosse hoje ele dizendo “nos vamos fazer um tour juntos me liga amanha” No dia seguinte liguei pra ele o cara já tinha marcado 3 apresentações da noite pro dia.(na verdade eu pensei que ele jamais iria lembrar daquele fato). Ele é fora de série.



08) QUAL REPERTÓRIO ATUAL DA BANDA?


O repertório atual conta com umas 20 músicas(mas nunca tocamos todas) os carros chefes são Lucinda, Transar com Outro, UHU AHA, Foto e a Morte, É feio, Ontem a Noite eu Acordei, Minha Vaca é uma Baleia, Música do Beto e E a Nova.




09) VOCÊS VÃO GRAVAR ALGO INDEPENDENTE OU ESTÃO EM CONTATO COM ALGUMA GRAVADORA?

Estamos terminados de mixar o Ep, que tem na produção o grande(literalmente) Cris Spaniol conhecido pelas bandas Viana Moog e Siléste e o sempre junto Everton Luiz Cidade das mesmas. Eles são os responsáveis pelo selo MENOS o qual vai ser lançado o Ep em conjunto com a T.S. produções que de certa forma é um selo. Ainda não conversamos com selos de fora, mas o faremos quando acabar o ep, em conjunto é claro com nossos produtores Cris Spaniol e Everton Luiz Cidade.

Obs: Um muito obrigado a eles pela paciência que tiveram e tem com a gente, porque não foi de barbada e nem ta sendo.

10) ALGUM CLIP A SER GRAVADO?


Sim vamos lançar junto com o Ep um clipe, que provavelmente vai ser dirigido por Iuri Minfroy. Quanto a música e roteiro, temos que ainda sentar todo mundo e decidir a melhor forma de uma boa arte, e que atinja várias classes sociais de forma reflexiva. Antes que falem que queremos fama. O que queremos de verdade é jogar vários temas que são tabus na sociedade de forma mais explícita e direta.





11) QUAIS PLANOS PARA O FUTURO? 

Não morrer de fome, não morrer por discordar da idéia do outro ou por assalto. E sim queremos excursionar pelo país, temos amigos produtores no nordeste, sudeste, sul e acreditamos que quando tudo estiver pronto podemos entrar em contato com eles. Claro caso eles ainda estejam vivos hehehhehhe.


12) MENSAGEM FINAL?

Muito obrigado ao Marcos Cezar que nos deu está oportunidade de mostrar nossa vida e nossa arte ao WEBZINE ROCK. E que o povo brasileiro antes votar, pense bem mas bem mesmo em quem votou contra seus direitos trabalhistas, quem se absteve e quem lutou a favor do povo. Compare como era antes e como está agora e gente na era da informação ser mal informado é preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário