terça-feira, 24 de julho de 2018

DELÍRIOS DE HAMILTON


01) COMO SURGIU A BANDA?

Rafael: A banda surgiu em meados de 1995/1996, com o único objetivo de diversão entre amigos de bairro. Nos reuníamos aos sábados pela manhã na garagem do baterista e tocávamos de tudo na época, desde pop rock nacional anos 80 até clássicos brega e músicas atuais da época, anos 90. Não existia a pretensão de ganhar dinheiro com música, nem se cogitava tocar em bares, até mesmo pela precariedade musical dos integrantes.


02) HÁ QUANTO TEMPO ESTÃO NA ESTRADA?

Rafael: O tempo total desde o surgimento, passando pelo período de interrupção devido aos casamentos dos integrantes, até a retomada e o atual momento, é aproximadamente 22 anos de banda.


03) COMO A FAMÍLIA REAGIU AO SABER QUE ESCOLHERAM ESTAR NO MUNDO DA MÚSICA?


Rafael: Desde os 7 anos de idade eu comprava discos com minha mesada. Lembro que aguardava ansioso pelo dia do rancho, pra poder adquirir novos discos que, pela idade, só podiam ser infantis. Porém, recordo que ao anunciar ao meu pai que iria tentar prestar vestibular para Música, recebi uma resposta que muitos devem ter recebido na época: “Não criei filho pra ser vagabundo.” Kkkkkkkk

Acabei não fazendo vestibular pra Música e segui os passos dele trabalhando com vendas, mas a música seguiu me acompanhando na minha coleção de discos de vinil e logo em seguida na banda Delírios de Hamilton.


Lobo Nenê: TRANQUILO, JÁ MORAVA SOZINHO MESMO...KKKKKK!


04) PORQUE A ESCOLHA DO NOME DA BANDA: DELÍRIOS DE HAMILTON?

Rafael: O nome tem origem em um filme do Zé do Caixão: Delírios de Um Anormal. O Anormal em questão chamava-se Hamilton e era o apelido de um dos integrantes da formação original da banda.





05) DELÍRIOS DE HAMILTON É UMA BANDA DE COVERS? OU TEM COMPOSIÇÕES AUTORIAIS?

Rafael: Sim, Delírios de Hamilton é uma banda de Cover, mas que gosta de colocar sua identidade nas músicas que escolhe tocar. Eu, Rafael, tenho muitas composições do tempo de adolescente, mas acho que elas se enquadrariam mais para o José Augusto ou pra Fresno tocar. Gosto de ambos. Kkkkkk


06) O QUE REPRESENTA O ROCK EM SUAS VIDAS?

Rafael: A paixão pelo vinil surgiu cedo em minha vida, pois desde os 7 anos eu já comprava. Aos 11 anos de idade, lembro-me de ter ido ao antigo Febernati do Viaduto Obirici e comprei os 5 primeiros discos que não eram de música infantil, entre eles estavam Barão Vermelho e AC/DC. A partir daí, minha vida se transformou numa trilha sonora. Chego a ser chato, pois meus assuntos sempre são sobre música. Kkkkkk

Lobo Nenê: EU ESCUTO ROCK DESDE PEQUENO, ENTÃO NÃO CONSIGO IMAGINAR MINHA PLAY LIST SEM ROCK. IMPOSSÍVEL!


07) QUAL A ATUAL FORMAÇÃO DA BANDA?


Rafael: A banda, desde fevereiro, é formada por Itack Nóbrega na bateria, Paulo Pfeiffer na guitarra, Lobo Nenê no baixo e Rafael Poletto nos vocais.


08) VAMOS RECORDAR SOBRE AS APRESENTAÇÕES AO VIVO DA BANDA? QUAIS SHOWS MAIS MARCANTES?


Rafael: Eu sou muito suspeito para falar, pois sempre sonhei em ter banda e fazer shows. Quando a banda retornou, em 2012, a gente locava o Signus Pub para nossos shows e foi muito bom pra ganhar experiência. Em 2015, tocamos na inauguração do Conversa Fiada Lanches, onde o dono é amigo de infância, e colocou no cardápio o Xis Delírios de Hamilton. Foi um momento muito marcante, pois a gente estava tocando “em casa”, no bairro onde tudo surgiu. Depois temos shows muito bons no Bar do Marinho, na Birosca da Norci, em Maquiné, no Vô Luiz Pub Bar, em Canoas, e mais recentemente tocamos na inauguração da Lorde Rock Store , em Gravataí e no Caveiras Pub Bar, em Sapucaia do Sul, num evento do Dia Mundial do Rock , com várias bandas da cena rock local, organizado pela Rádio Equipe 87.9 FM- Programa Mister Rock e MSJ Produtora . E fizemos o show de abertura do Raulzito Amorim e Os Feras, no The Cavern Pub , em Cachoeirinha. Mas acho que o melhor show sempre será o próximo.

Lobo Nenê: PRA MIM, O PRIMEIRO COM A BANDA NO CONVERSA FIADA, NO BAR DO MARINHO, NO PARCÃO EM CACHOEIRINHA, VÔ LUIZ PUB, GRAFFITI, E NA BIROSCA DA NORCI. FORAM ÓTIMOS.



09) QUAL A BANDA MAIS SOLICITADA PELO PÚBLICO PARA VOCÊS TOCAREM COVER?

Rafael: Certamente, Raul Seixas é ainda o mais solicitado, mas as clássicas dos anos 80, tais como Legião Urbana, Camisa de Vênus, TNT. E sempre tem aquele pessoal que gosta de sacanear a banda e pede outros que fogem do nosso set, tipo Biafra e Boate Azul. Kkkkkk

Lobo Nenê: ACHO QUE ESTAMOS CONSEGUINDO PRESTIGIAR MUITAS BANDAS E O PÚBLICO TEM FICADO SATISFEITO, MAS DIRIA QUE AS BANDAS GAÚCHAS SEMPRE SÃO PREFERÊNCIA DA GALERA.

10) QUAL A MÚSICA MAIS PEDIDA?


Rafael: Normalmente, as pessoas pedem pra tocar a “tal” banda, sem referência a uma música específica, mas acredito que a mais pedida é Tempo Perdido, depois Eu Não Matei Joana Darc e Cachorro Loco.


Lobo Nenê: E AGORA? LEMBRO QUE PESSOAL PEDIU PARA "AMIGO PUNK" ENTRAR NO SET E É SEMPRE MUITO BACANA A RESPOSTA


11) QUEM DÁ MAIS TRABALHO NA HORA DE SE ARRUMAR PARA SHOWS?


Rafael: Não tem muito mistério. Montamos e desmontamos os equipamentos juntos. O trabalho é de todos e para todos.


Lobo Nenê: É RÁPIDO, ATÉ PORQUENÃO TEMOS ARRUMAÇÃO...KKKKKKKKK!


12) VOCÊS PRETENDEM FAZER COVERS DE BANDAS INTERNACIONAIS?


Rafael: Acredito ser mais fácil a gente fazer versões de bandas internacionais do que covers, pois meu inglês é bem limitado. Kkkkkk


Lobo Nenê: EU ACREDITO QUE ESSE PROJETO ESTÁ MUITO BACANA DA FORMA QUE ESTÁ. TEMOS ARTISTAS/BANDAS E MÚSICAS MUITO BOAS PARA COLOCAR NO SET E O FEEDBACK TEM SIDO MUITO BOM E TEM SIDO A MARCA DA BANDA TOCAR SOMENTE NACIONAIS. ACHO QUE NÃO SERIA LEGAL MISTURAR.


13) QUAL SUA VISÃO DO ROCK NACIONAL NOS DIAS ATUAIS?


Rafael: Até existem algumas bandas interessantes que surgiram, mas longe de se tornarem unanimidades como o rock dos anos 80. Cito aqui SuperCombo, Scalene, Dingo Bells, General Bonimores, Cartolas , entre outros. Mas o que se percebe é o rock oitentista voltando, mesmo que em novas versões de bandas que estão surgindo, o que só demonstra e reforça ainda mais a importância do que foi o Pop Rock Nacional Anos 80, além de ver bandas da época ainda em atividade ou retornando.


Lobo Nenê: PERCEBO QUE AS MELHORES REVELAÇÕES DO ROCK NACIONAL ESTÃO NO UNDERGROUND. NAS GRANDES MÍDIAS, AS BANDAS TOCAM AS MESMAS COISAS UMAS QUE AS OUTRAS...ACHO CHATO ISSO. E AS ANTIGAS ESTÃO APRESENTANDO COISAS UM TANTO DUVIDOSAS, EU DIRIA.




14) QUAIS SUAS BANDAS PREFERIDAS? E ÁLBUNS?


Rafael: A minha principal influência musical internacional foi Pink Floyd e nacional foi Legião Urbana, mas minha adolescência teve muitas bandas presentes, tais como AC/DC, Iron Maiden, Led Zeppelin, Kiss, Prince, Kraftwerk, Titãs, Paralamas, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Ira, Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawaii. Em relação aos álbuns, The Wall foi marcante por ter me apresentado o Pink Floyd, Legião Urbana também foi muito importante, depois tiveram álbuns históricos pra mim, Rock Grande do Sul, Led Zeppelin IV, Camisa de Vênus – Batalhões de Estranhos, Iron Maiden – Somewhere in Time, Kraftwerk – TransEurope Express, Titãs – Cabeça Dinossauro, e teria muitos outros para citar aqui. Sou colecionador de vinil. Kkkkk

Lobo Nenê: IRA (VIVENDO E NÃO APRENDENDO), TITÃS (CABEÇA, GO BACK E JESUS NÃO TEM DENTES),ENGENHEIROS (LONGE DEMAIS),REPLICANTES (FUTURO É VORTEX),ULTRAJE (NÓS VAMOS INVADIR E CRESCENDO), ERVA DOCE, SECOS E MOLHADOS, MUTANTES...CARACA!...NÃO CABE AQUI. GOSTO DAS VELHAS.


15) VOCÊS VIVEM DA PROFISSÃO DE MÚSICO? OU TEM OUTRAS PROFISSÕES E ATIVIDADES?

Rafael: Não vivo da música, mas já foi pior. Antes, a gente pagava pra tocar, agora já conseguimos ao menos tirar algum dinheiro pra bancar estúdio e até personalizar brindes.

Atualmente, trabalho num escritório de representação comercial, cuidando da parte administrativa e comercial.

Lobo Nenê: SOU SERVIDOR PÚBLICO. NUNCA TIVE A MÚSICA COMO PROFISSÃO.


16) QUANDO A BANDA COMEÇA A PLANEJAR SUBIR AOS PALCOS NOVAMENTE?


Rafael: Tem sido bem movimentada nossa agenda. Dia 31 de Julho no Clã Destino Moto Clube, em Canoas. E temos algumas possibilidades em Agosto no Amadeus Lounge e no Bar do Marinho, entre outras situações que estamos negociando.

17) A BANDA ALMEJA TOCAR NO EXTERIOR? COMO ESTÃO OS CONTATOS?


Rafael: Só se for no Chuy, Rivera ou em Rio Branco. Kkkkkkk. Seria muito legal, mas primeiro temos que tocar no interior do estado pra depois almejar algo mais longe.


Lobo Nenê: POR MIM, ONDE APARECER UM ESPAÇO LEGAL A GENTE TOCA.


18) QUAIS PLANOS PARA O FUTURO?


Rafael: Gostaria de seguir com a banda nesse projeto anos 80, que acreditamos ser diferenciado, mas também planejamos alguns tributos de bandas anos 80 e até mesmo versões de músicas brega. Vamos ver o que acontece.


Lobo Nenê: TEM BASTANTE COISAS NO PAPEL, MAS O PRINCIPAL É AUMENTAR OS CONTATOS E ABRIR ESPAÇOS PARA TOCAR EM OUTROS LUGARES DIVULGANDO A BANDA.


19) MENSAGEM FINAL?


Rafael: Como diria um amigo da banda, “Só o Rock Salva.”


Valeu pela oportunidade. Sigam e curtam a gente no Facebook, participem de nossas enquetes no grupo da banda no Facebook e se inscrevam no canal Delírios de Hamilton no YouTube. Se quiserem orçamentos para eventos e festas, nosso email deliriosdehamilton@gmail.com e telefone de contato 51 99193-3048 – Rafael Poletto. Em breve, teremos nosso site www.deliriosdehamilton.com.br .


Grande abraço a todos do Resident Underground Zine, em especial ao Marcos Cezar que nos deu essa possibilidade de divulgarmos nosso trabalho.


Lobo Nenê: CURTAM A PÁGINA NO FACEBOOK, O CANAL NO YOUTUBE DA BANDA E ASSISTAM NOSSO SHOW, TENHO CERTEZA QUE VÃO GOSTAR.



Um comentário: