segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PRODUTORA JOHN


01) COMO SURGIU A IDEIA DE TRABALHAR COMO PRODUTOR? 

Participo da cena como músico desde 1989, com um hiato nos anos 2000, mas desde 2010 tenho me dedicado com mais profissionalismo a minha própria banda, sendo o musico e produtor ao mesmo tempo, e assim ao esbarrar nas dificuldades imensas na minha banda descobri que as outras também passavam pelas mesmas dificuldades, iniciei então uma série de movimentos, festivais e investi na minha instrução formando coletivos e participando do colegiado da música. Por anos auxiliei dezenas de bandas com produção como voluntário, até que decidi abrir a empresa em 2016.


02) COMO FOI SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO PRODUTOR? 

Com a criação do Igara Rock em 2015, que hoje tem no currículo 80 bandas em 13 festivais.


03) ALÉM DE PRODUTOR TENS CARREIRA DE MÚSICO E FOTÓGRAFO. PODE NOS CONTAR MAIS SOBRE ESTAS ATIVIDADES? 

Ao fundar a Rock'n John produtora, senti a necessidade de oferecer um pacote completo de serviços para as bandas, alem de publicidade e agenciamento, a preços realistas de uma banda independente, fiz cursos e workshops para me tornar fotógrafo, investi em equipamentos, e minha carreira de musico modesto mas que ama tocar corre sempre lado a lado com a atividade de produtor.


04) CONTE-NOS SOBRE SEUS LANÇAMENTOS E EVENTOS MAIS MARCANTES?

 Até 2016 o Igara Rock sem duvida foi o destaque, tornando-se referência na cidade de Canoas, em 2017 estamos realizando o Canoas Rock Festival, que pretende se tornar um Festival referência estadual. Há dois projetos itinerantes muito promissores, o projeto "Coletânea A Voz da Cena Independente" e "Concertos do Novo Rock Gaúcho". Todos em função de dar oportunidades profissionais para bandas da cena independente.


05) FALE NOS SOBRE SEU TRABALHO NA RÁDIO WEB PUTZGRILA?

 Também sou radialista, (risos), multitarefas, o que na verdade me sinto muito honrado e presenteado por ter sido convidado pelo Pedro Fonseca, uma lenda viva do rock Gaúcho como comunicador, para levar "A Voz da Cena independente" para a radio Putzgrila, a maior radio web Rock do Sul do Brasil e uma das líderes na América do Sul. Um programa 100% dedicado as novas produções, ao underground e da cena independente Rock, no ar toda quarta a tarde e sexta a noite. E dia 15 de setembro estréia um programa de entrevistas.


06) PODE NOS CONTAR MAIS SOBRE O LANÇAMENTO DA COLETÂNEA: A VOZ DA CENA INDEPENDENTE VOL.1? 

Humildemente eu digo que foi um marco épico na história do Rock Gaúcho, visto que não há registro de um álbum reunir trinta bandas com novas canções e com qualidade que se apresentou, e principalmente com inclusão cultural, sonora e social de muitas bandas otima e que não haviam gravado nada, e o melhor a um custo irrisório. Dia 24/9 haverá o lançamento com a participação da maioria delas, no parque da redenção em Poa.




07) JÁ TEVE PROBLEMAS OU DESGASTE DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO E GRAVAÇÃO? 

Gravação eu participei ativamente mesmo com minha banda, pois no trabalho como produtor não me meto muito, faço a partr executiva, é algo mágico que só meu prazer sempre. O desgaste como produtor executivo as vezes vem ao esbarrar nas ditas paleninhas que, apesar de alguns negarem, existem sim, e é uma das minhas maiores lutas, desde o início, oferecer inclusão democrática de novas bandas, vide igara rock.


08) COMO SÃO FEITOS AS GRAVAÇÕES EM TERMOS DE APARELHAGEM, FORMATO E EQUIPAMENTOS? EXISTE ALGUMA MANEIRA MAIS RECOMENDADA? 

Não há duvida que o equipamento e sua procedência influenciam diretamente no produto final , mas ainda acho que o Know How do produtor musical (que não sou eu) e sua formação são os fatores decisivos, o feeling para entender uma arte nunca será substituído por tecnologia eletrônica.


09) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS REQUISITOS PARA QUE SE ALCANCE O RESULTADO ESPERADO?

 Em primeiro lugar sem dúvida é a persistência, nada supera alguem obstinado. Daí eu sempre digo que vem a questão de trabalhar e vencer naquilo que se propoe só vai ser real mesmo se você fizer isso sem passar por cima de ninguém, ter respeito pela experiência de quem ja passou por isso e não visar somente o lucro financeiro.


10) COMO CONSEGUES CONCILIAR SEU TEMPO DE TRABALHO COM PRODUÇÃO E SUA VIDA PESSOAL?

 Ja fui funcionario de bater ponto, plano de saude, salario garantido segunda a sexta, hoje trabalho de domingo a domingo 18hrs diarias, sem ferias, sem folga, sem assistência clt, as vezes estou exausto fisicamente, mas trabalhar com arte, com aquilo que se ama, faz o sono de consciência limpa valer a pena.


11) PODE NOS ADIANTAR ALGO NAS PRODUÇÕES OU EVENTOS QUE ESTEJA TRABALHANDO NO MOMENTO? 

Os dois eventos do ano serão o CANOAS ROCK FESTIVAL (26/11) e O Lançamento da Coletânea A Voz da Cena independente (24/09), juntos deram espaço para 72 bandas só em 2017. Isso tem me ocupado quase integralmente.


12) QUAIS SÃO OS PLANOS PARA O FUTURO? 

Ampliar a atuação geográfica desses projetos e ocupar todos espaços culturais e palcos consagrados do sul do Brasil para as bandas novas.



13) OBRIGADO PELA ATENÇÃO. ALGUMA MENSAGEM FINAL? 

Eu agradeço o espaço. Vá a shows das bandas da sua cidade, pague ingresso, isso é valorizar a cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário